ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Aula Inédita de Geografia – 19/05/2020

Olá! Tudo bem alunos? Antes de vocês ler e copiar o texto abaixo, assista o vídeo com esse link: https://www.youtube.com/watch?v=ZSrhXP4-aec&feature=emb_logo

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo universal para proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham dignidade. Os ODS foram criados no Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, em 2012. A intenção de sua criação foi produzir um conjunto de objetivos que conduzissem os governos, empresas e sociedades para um mundo mais sustentável e inclusivo. Eles servem como uma orientação para os países superarem os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes. 






A agenda 2030 se baseia nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas complementares, atingindo três pilares: econômico, social e ambiental.
    São reconhecidos como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável os seguintes tópicos:
·         1. Erradicação da pobreza: a meta deste objetivo é acabar com a pobreza em todos os lugares do planeta, e garantir o acesso de todos à educação, saúde, alimentação, segurança, lazer e oportunidades de crescimento.
·         2. Fome zero e agricultura sustentável: este objetivo consiste no alcance da segurança alimentar para todas as pessoas, além de uma melhor nutrição por meio da promoção de uma agricultura sustentável.
·         3. Saúde e bem-estar: sua meta é assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável e bem-estar, em todas as idades e situações.
·         4. Educação de qualidade: a educação deve ser acessível a todos, de modo inclusivo, equitativo e de qualidade. Além disso, deve promover a aprendizagem ao longo da vida.
·         5. Igualdade de gênero: todas as mulheres e meninas precisam se sentir empoderadas. A igualdade de gênero deve ser garantida em todos os setores da sociedade.
·         6. Água limpa e saneamento: o manejo sustentável de água e o saneamento devem ser garantidos a todas as pessoas.
·         7. Energia limpa e acessível: este objetivo procura garantir, a toda a sociedade, o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável.
·         8. Trabalho decente e crescimento econômico: a orientação deste objetivo é promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, além das oportunidades de um emprego pleno e produtivo para todos.
·         9. Inovação infraestrutura: a infraestrutura das cidades deve promover uma industrialização inclusiva e sustentável, fomentar a inovação e gerar oportunidades de emprego. Além disso, deve integrar a sociedade para uso inclusivo dos espaços públicos.
·         10. Redução das desigualdades: este objetivo consiste na busca pela redução das desigualdades em todas as suas esferas.
·         11. Cidades e comunidades sustentáveis: as cidades e os assentamentos humanos deverão ser inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
·         12. Consumo e produção responsáveis: com apoio das instituições públicas e privadas, deverão ser assegurados padrões de produção e de consumo que sejam sustentáveis e conscientes.
·         13. Ação contra a mudança global do clima: deverão ser tomadas medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e reverter os seus impactos.
·         14. Vida na água: os ecossistemas aquáticos e recursos hídricos também devem ser respeitados, por meio da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e rios.
·         15. Vida terrestre: o objetivo indica a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres. E também o manejo sustentável das florestas, o combate contra a desertificação e a adoção de medidas para reverter a degradação do planeta e a perda da biodiversidade.
·         16. Paz, justiça e instituições eficazes: as sociedades deverão ser pacíficas e inclusivas, proporcionando para todos o acesso à justiça. As instituições devem ser eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
·         17. Parcerias e meios de implementação: o último objetivo prevê uma parceria global para a sustentabilidade, fortalecendo os meios de implementação.

Quais as metas da Agenda 2030?

As ações e planos relacionados com a Agenda 2030 envolvem algumas áreas consideradas de extrema importância para a humanidade.
As metas da Agenda 2030 são abrangentes e ambiciosas, as quais devem contar com a colaboração e integração de todos os países.







Os cinco "P"s do Desenvolvimento Sustentável

1º - Pessoas

    A meta é acabar com a pobreza extrema e a fome. Considera que a pessoa vive em pobreza extrema quando possui menos de US$ 1,90 por dia.
    Entre outras metas incluem-se direitos iguais aos recursos econômicos, acesso a serviços sociais básicos e estabelecer políticas em favor dos pobres e sensíveis a gênero.
    Até 2030 também é garantido que as pessoas terão acesso a água potável, saneamento básico e higiene adequada.

2º - Planeta

As metas relacionadas ao planeta envolvem a proteção e restauração dos ecossistemas e recursos hídricos. Também será estimulada a produção e o consumo sustentáveis, resguardando os recursos naturais.

3º - Prosperidade

    Nessa área da Agenda 2030, pretende-se que todos os seres humanos possam ter uma vida próspera e de plena realização pessoal. Além disso, inclui-se que o crescimento econômico ocorra de forma harmoniosa com a natureza.
    Um exemplo é que até 2030, todos deverão ter acesso aos serviços públicos e habitação segura, adequada e a preço acessível. Também deve ser proporcionado acesso ao trabalho público de forma segura e com qualidade.

4º - Paz

    O desenvolvimento sustentável também inclui que as sociedades devem viver em paz. Isso significa que a violência deve ser reduzida, juntamente com as taxas de mortalidade.
    Uma das metas dessa área é acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças. O acesso a justiça também deve ser garantido a todos.

5º - Parceria

    A Agenda 2030 só é possível através do envolvimento e engajamento de todos os países, a chamada Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.
    Os países mais pobres e menos desenvolvidos devem ser auxiliados pelos países desenvolvidos, em escala global. Porém, as ações também devem ocorrer entre estados, cidades e comunidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA DE GEOGRAFIA CMSP - 6º ANO